Melhorar o processo de aprendizagem é o objetivo de muitas instituições de ensino e a busca por novas estratégias possibilita a aplicação de métodos interessantes. As metodologias ativas são uma boa oportunidade, trazendo vantagens para estudantes e professores e contribuindo no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
A abordagem tradicional de ensino, quando acompanhada de métodos ativos, ajuda a promover um ensino ainda mais eficiente e atraente, capaz de engajar o estudante. O uso da tecnologia e outras estratégias possibilita o aumento da interação em sala de aula, ampliando o protagonismo do estudantes e transformando o processo de aprendizagem.
Neste artigo, vamos explicar o que são metodologias ativas, quais os principais tipos e os benefícios que elas oferecem. Além disso, mostraremos como usá-las no processo de aprendizagem e o papel do professor nesse contexto. Por isso, continue a leitura!
O que são metodologias ativas?
As metodologias ativas são aquelas que colocam o estudante como personagem principal e também responsável pelo processo de aprendizado. Desse modo, ele deixa de ser apenas um receptor de informações e tem a responsabilidade de buscar os meios de adquirir conhecimento.
O modelo mais usado nas instituições de ensino é aquele em que o estudante acompanha a matéria ensinada pelo professor por meio de aulas expositivas, recorrendo a trabalhos e avaliações de forma convencional. Essa abordagem é conhecida como passiva, pois o protagonista do processo de aprendizagem não é o estudante.
Com a aplicação das estratégias ativas, essa dinâmica se transforma, trazendo benefícios para os dois lados. O estudante tem mais capacidade e liberdade para buscar conhecimento e o professor é responsável por arrematar esse aprendizado, agindo como um facilitador.
Assim, o objetivo principal desse modelo de ensino é incentivar os estudantes a desenvolverem a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa. Além disso, outras habilidades e competências são desenvolvidas, proporcionando uma educação mais completa.
Com as mudanças sociais e as novas gerações, que se relacionam de modo diferente com a tecnologia, é preciso pensar uma abordagem de ensino que coloque o estudante no papel principal do processo de aprendizagem, entendendo os elementos físicos e emocionais envolvidos.
As metodologias ativas surgem como uma opção interessante nesse contexto. Elas servem como incentivadoras de um ensino mais protagonista, possibilitando a construção de um novo caminho para a educação. Portanto, conhecer melhor suas estratégias é uma maneira de buscar métodos de ensino modernos e eficientes.
Quais são os principais tipos de metodologias ativas?
Existem diversas estratégias de metodologias ativas que podem ser aplicadas na educação de maneira eficiente. Vamos ver os principais tipos e como eles funcionam!
Sala de aula invertida
A sala de aula invertida é uma metodologia bastante conhecida e uma boa opção para o ensino, principalmente com estudantes do Ensino Médio. Esse modelo traz flexibilidade, permitindo que o conhecimento seja produzido em menor tempo e de maneira diferenciada.
A proposta é inverter a lógica de ensino, sendo que, em vez de o professor apresentar o conteúdo e depois propor atividades de fixação, ele pede que os estudantes investiguem por conta própria determinado tema. Então, em sala, eles apresentam o que pesquisaram, verificam se sua compreensão está correta e expandem o conhecimento com a ajuda do professor e dos colegas.
Essa estratégia otimiza a interação na sala de aula, pois o tempo de exposição dos temas é reduzido, dando mais espaço para a discussão e a troca de conhecimentos. Como os estudantes chegam com algum conhecimento sobre o tema, também é mais fácil partir rapidamente para atividades mais práticas sobre o conteúdo abordado.
Aprendizagem baseada em projetos
A aprendizagem baseada em projetos (ABP) tem o objetivo de estimular os estudantes a construírem conhecimento por meio da colaboração na resolução de desafios. Desse modo, eles precisam explorar as soluções possíveis dentro de um contexto específico.
Isso pode ser feito com o auxílio da tecnologia ou de outros recursos disponíveis. Essa abordagem contribui para o desenvolvimento de um perfil crítico e de investigação perante alguma situação.
Além disso, o professor não apresenta todos os elementos que serão abordados, permitindo que os estudantes busquem o conhecimento por conta própria. No fim do processo, o educador dá um feedback sobre os projetos, indicando quais foram os erros e os acertos.
Aprendizagem baseada em problemas
A aprendizagem baseada em problemas é focada na parte teórica da resolução de casos, diferente da baseada em projetos, que prioriza a prática. O método estimula a interdisciplinaridade, uma das exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A ideia é construir o conhecimento por meio de debates e júris, discutindo em grupo um problema. Na prática, o estudante analisa determinado assunto antes da aula, para depois trazer suas dúvidas e dificuldades ao se reunir com os colegas e os professores, debatendo sobre sua interpretação.
Estudo de caso
Enquanto os outros tipos de metodologias ativas são baseados em problemas e projetos criados especificamente para a aula, o estudo de caso aborda uma situação real. O objetivo é estudar um acontecimento ou uma sucessão de eventos.
Essa metodologia permite que os estudantes façam uma análise do caso, investigando-o por diferentes perspectivas até encontrarem uma solução para o que aconteceu. Isso estimula a conexão de ideias a partir do confronto das diferentes teorias de cada estudante, até que se encontre um consenso.
O aprendizado com experiências reais é bastante relevante, pois aumenta a compreensão dos estudantes sobre a complexidade do mundo e as diferentes situações do cotidiano. Desse modo, eles entendem que as soluções não se limitam ao contexto da aula, mas fazem parte do dia a dia.
Ensino híbrido
O ensino híbrido é uma metodologia que mescla elementos on-line e off-line no processo de aprendizagem. Ele mistura momentos com a presença do professor e períodos nos quais os estudantes se desenvolvem sozinhos, com a ajuda da tecnologia.
Desse modo, parte do processo ocorre em sala de aula, onde os estudantes interagem entre si e com os professores, trocando experiências. Na parte on-line, eles usam meios digitais para se aprofundar nos conteúdos e desenvolver a autonomia.
Sendo assim, esse método abre espaço para o desenvolvimento do pensamento crítico, pois os estudantes têm a oportunidade de entender os temas de maneira mais aprofundada e, ainda, levar questões e curiosidades para as reuniões presenciais.
Aprendizagem entre pares e times
A aprendizagem entre pares e times se trata da formação de equipes dentro de determinada turma para que o aprendizado seja feito em conjunto, promovendo o compartilhamento de ideias.
O objetivo é que os estudantes se envolvam em projetos, estudos de casos e outras atividades em grupos, trabalhando em conjunto para chegar a uma solução. Com a troca de conhecimentos e ideias, é possível aprender e ensinar ao mesmo tempo, contribuindo no processo de aprendizagem.
Além disso, esse convívio estimula o relacionamento interpessoal e incentiva o pensamento crítico, uma vez que é necessário considerar as opiniões divergentes e encontrar a melhor solução.
Quais são os benefícios para o aprendizado?
A aplicação das metodologias ativas traz diversos benefícios para o aprendizado. Vamos conhecer alguns deles!
Estimulam o protagonismo do estudante
Um dos principais benefícios das metodologias ativas é estimular o protagonismo do estudante. A figura do professor não perde a função ou a importância, porém, os estudantes desempenham um papel mais direto no processo de aprendizado.
Eles têm mais liberdade para explorar os conteúdos apresentados e encontrar métodos de estudo que facilitem a compreensão dos temas. A parceria com o corpo docente aumenta a qualidade do aprendizado, pois a troca de experiência produz um conhecimento mais completo.
Favorecem a imersão em experiências
Muitas vezes as escolas limitam o aprendizado ao contexto escolar, sendo difícil para o estudante compreender a importância dos conteúdos e a sua aplicação na vida real. Por isso, é interessante encontrar metodologias que ofereçam aproximação com elementos externos, produzindo uma conexão com elementos do dia a dia.
A aplicação das metodologias ativas favorece a imersão em experiência, colocando os estudantes em contato direto com os conteúdos, seja por meio de problemas, projetos ou estudos de caso. Isso contribui para aumentar o interesse no estudo e facilita a compreensão dos assuntos.
Proporcionam engajamento
O método tradicional de ensino, com o passar do tempo, pode afetar o interesse do estudante, que se torna uma figura passiva e apenas recebe o conteúdo sem interagir de modo direto com ele. Uma metodologia ativa, por outro lado, ajuda a aumentar o engajamento no aprendizado, pois o estudante compreende que o seu papel é importante no processo.
A tecnologia permite que elementos que fazem parte do dia a dia sejam usados de maneira diferente. É possível aproveitar o celular na sala de aula, por exemplo, para promover pesquisas interessantes, discussões sadias em redes sociais, entre outras estratégias.
Desse modo, o envolvimento tende a crescer, o que também produz bons resultados no aprendizado. Com o engajamento nas estratégias propostas, os estudantes se esforçam para resolver os problemas, criar projetos e compreender os assuntos, o que contribui para uma melhor assimilação dos conteúdos.
Desenvolvem competências para o mercado de trabalho
As metodologias ativas também potencializam o desenvolvimento de competências que são fundamentais no mercado de trabalho. As habilidades socioemocionais, por exemplo, são essenciais para o profissional do futuro, trazendo destaque e capacidade para atuar nas mais diferentes funções.
Competências como autoconfiança, inteligência emocional, empatia e resiliência capacitam os profissionais para trabalhar em grupo e podem ser desenvolvidas com a ajuda das metodologias ativas. Desse modo, uma abordagem com o estudante como protagonista contribui em sua preparação para os desafios na carreira profissional.
Incentivam a autonomia no processo de aprendizado
A autonomia é uma característica muito importante para o desenvolvimento humano e, por isso, é interessante incentivá-la desde a infância. Por meio dela, os estudantes conseguem desenvolver habilidades que serão importantes para a vida, além de se tornarem mais independentes.
Com a autonomia, o estudante é capaz de estimular o seu potencial cognitivo, determinando noções de limites e de consequências para suas ações. Essa é uma lição essencial para o seu desenvolvimento pessoal, contribuindo para uma formação completa.
Aumentam a capacidade de resolução de problemas
Os métodos ativos de ensino também aumentam a capacidade de resolução de problemas, pois trazem oportunidades para experimentação e tentativas. Essa é uma forma de garantir que os estudantes não fiquem paralisados ao encontrarem desafios, mas que procurem maneiras de resolvê-los.
Não existe apenas uma saída para resolver um problema, por isso, é importante aprender a encontrar respostas de maneiras diferenciadas. Esse aprendizado é relevante no contexto escolar, mas é ainda mais útil na vida do estudante, que saberá que precisa buscar soluções para os desafios do cotidiano.
Estimulam a criatividade e a curiosidade
A aplicação desses métodos também estimula duas características importantes: a criatividade e a curiosidade. Os estudantes precisam encontrar maneiras criativas de desenvolver os projetos e resolver os problemas entregues pelos professores, aprendendo a construir soluções diferenciadas.
Além disso, o contato direto com alguns conteúdos contribui para aumentar a curiosidade sobre determinados assuntos. Essa é uma forma de ensinar a pesquisar e a se aprofundar em temas de interesse, o que também pode ser útil para direcionar a escolha da carreira profissional.
Como usar as metodologias ativas no processo de aprendizagem?
O uso das metodologias ativas no processo de aprendizagem deve ser planejado, garantindo a obtenção dos benefícios que elas oferecem. Confira algumas dicas para implementar essas estratégias!
Conheça as opções de metodologias e suas propostas
O primeiro passo para aplicar as metodologias ativas na escola é conhecer bem os diferentes tipos disponíveis e o objetivo de cada um deles. Nem todos os métodos precisam ser usados, mas é importante encontrar aqueles que fazem sentido no contexto da instituição, que combinam com a idade dos estudantes e que sejam aplicáveis de forma eficiente.
Para tal, é importante conhecer as propostas de cada método. Se o objetivo é estimular o relacionamento interpessoal, por exemplo, a aprendizagem por pares é uma excelente opção. Desse modo, é interessante saber como cada metodologia contribui no aprendizado e escolher aquelas que combinam com os objetivos da instituição.
Capacite os professores
Outro ponto importante para a aplicação dessas estratégias é a capacitação dos professores. Afinal, assim como as metodologias serão inovadoras para os estudantes, o corpo docente também será desafiado, pois o papel do educador será transformado. Portanto, é necessário um tempo para adaptação.
Capacitar inclui oferecer oficinas de treinamento para os docentes e trazer algumas referências na área para falar sobre o tema. A escola pode, por exemplo, indicar conteúdos sobre a aplicação das metodologias ativas, que mostrarão como essa estratégia acontece na prática.
Os professores devem ser orientados a acompanhar o desenvolvimento dos estudantes de forma diferente, atuando de modo mais indireto no processo de aprendizagem. Com a orientação correta, o corpo docente saberá como propor essas estratégias ativas de maneira eficiente, colaborando para que os resultados sejam positivos.
Crie um ambiente que facilite a implementação
A criação de um ambiente que facilite essa interação diferenciada também contribui nesse processo. Uma alternativa interessante, que vem crescendo no contexto educacional, é o espaço maker. Esse ambiente ajuda a estimular características como criatividade, autonomia e disposição para buscar soluções.
O espaço maker contribui de forma efetiva para o aprendizado do estudante porque possibilita que ele coloque a mão na massa, não sendo apenas um elemento passivo durante as aulas. Esse ambiente permite a aplicação de diversas estratégias ativas, como aprendizagem por projetos, entre times e baseada em problemas.
Ouça a opinião dos estudantes
Outra estratégia interessante é ouvir a opinião dos estudantes sobre a aplicação das metodologias ativas. Eles indicarão interesses pessoais e necessidades específicas, contribuindo para direcionar e encontrar as melhores técnicas em cada contexto.
Quando eles se sentem parte da implementação dessas metodologias, é normal que o engajamento aumente, facilitando o processo de adaptação aos novos métodos. Para isso, pode ser feito um processo de conscientização sobre os benefícios da nova abordagem, diminuindo a resistência.
Estimule a inovação
Estimular a inovação e o empreendedorismo também ajuda a aproveitar melhor as metodologias ativas no cotidiano educacional. Assim como o método de ensino está sendo transformado, é interessante dar espaço para que outros elementos sejam usados de maneira inteligente, como os recursos tecnológicos.
Ao inovar, os estudantes terão mais curiosidade para procurar novos métodos e tecnologias que aumentam a celular na sala de aula do aprendizado. A capacidade de inovação também será importante para o futuro profissional deles, pois essa característica é bastante valorizada no mercado de trabalho.
Qual é o papel do professor?
Algumas pessoas acreditam que as metodologias ativas minimizam a função do professor, mas essa é uma visão equivocada e superficial sobre esse método. Ao incentivar a autonomia, o docente não perde sua importância, ainda que a tecnologia e o aprendizado individual sejam elementos relevantes, ele é fundamental no processo.
O professor continua sendo um elemento essencial no aprendizado, mas a diferença está no papel que ele desempenha. Ele deixa de ser o único detentor do conhecimento para se tornar um facilitador, atuando como mediador entre o conhecimento e os estudantes, estimulando essa interação e ajudando nas dificuldades.
Os docentes têm preparo para atuar nesse papel, já que dominam as matérias ensinadas e o método de ensino. A habilidade para transmitir o conteúdo dessa maneira é fundamental, pois é preciso dar as diretrizes sem entregar o conhecimento pronto ao estudante, dando espaço para o seu desenvolvimento.
É importante lembrar que o aprendizado não ficará por conta exclusivamente do estudante, uma vez que o método não é o autodidatismo. Os professores são essenciais para aperfeiçoar o conhecimento, corrigir interpretações erradas e guiar os estudantes pelos caminhos corretos. Veja como eles podem atuar.
Motivar e apoiar o estudante
Em um primeiro momento, pode ser que o estudante não se sinta confortável com essa nova abordagem educacional, pois não está acostumado a ter responsabilidade por seu aprendizado. Nesse sentido, o professor é essencial para motivar e apoiar o estudante, oferecendo as condições necessárias para que tudo ocorra de maneira produtiva.
Isso pode ser feito demonstrando os benefícios do método, o que ajuda o estudante a compreender que a abordagem trará vantagens para o período escolar e durante a vida. Além disso, é possível apoiar as descobertas e a evolução dos estudantes, reconhecendo as conquistas individuais de cada um deles.
Ajudar os estudantes na autorresponsabilidade
A autorresponsabilidade necessária para que esse método funcione é uma novidade para o estudante, que precisa de ajuda para desenvolver essa característica. O professor pode atuar nesse sentido, ensinando a importância de ser responsável pelos próprios atos, incluindo o estudo.
Com incentivo e dicas de como cuidar dos projetos, é possível aprimorar o processo de ensino. Desse modo, os professores atuam como inspiração, ajudando os estudantes a lidar com suas obrigações escolares e estimulando a criação da responsabilidade.
Apresentar os melhores caminhos
Durante as explorações individuais ou em grupo, os estudantes estarão em contato com diversos conhecimentos e teorias, mas nem sempre as escolhas feitas por eles são as melhores. Os professores podem apresentar os melhores caminhos e contribuir para que as decisões sejam mais acertadas.
Isso não significa resolver os problemas ou dar as respostas, mas orientar para que saibam como e onde encontrar aquilo de que precisam. Dessa maneira, o aprendizado será espontâneo e sólido, trazendo grandes benefícios para a interação entre corpo docente e discente.
Corrigir e aperfeiçoar o aprendizado
Não é porque os estudantes têm mais protagonismo e autonomia no aprendizado que os professores deixam de acompanhar o progresso e revisar o que foi aprendido. Para que a metodologia funcione da melhor maneira possível, é importante que o professor analise os resultados e a evolução de cada estudante.
É nesse momento que os professores corrigem, se necessário, o que foi desenvolvido, mostrando qual seria o correto. Isso contribui para aperfeiçoar o aprendizado, já que grande parte do conhecimento foi produzido pelo estudante e finalizado com a ajuda do professor.
Neste artigo, trouxemos um guia completo sobre metodologia ativas e como elas são importantes para favorecer o aprendizado. Antes de implementar essa estratégia na sua escola, vale a pena conhecer os diferentes métodos e entender quais benefícios eles oferecem. Além disso, é importante capacitar professores e estudantes, pois isso contribui para que a adaptação seja mais rápida e eficiente.
Fonte: Escola da Inteligência