Afinal, o papel da escola é somente apresentar conteúdos formais e fragmentados aos estudantes? Ou é formar indivíduos capazes de transformar a sociedade em que estão inseridos?
De acordo com a metodologia baseada na Teoria da Inteligência Multifocal, o ambiente escolar é parte ativa de uma formação integral de crianças e adolescentes.
Isso significa que, além de absorverem saberes intelectuais construídos pela humanidade, os estudantes podem ser estimulados pela escola a desenvolverem comportamentos e habilidades socioemocionais que impactam a vida extraclasse. Continue a leitura e conheça essa abordagem educacional!
O que é a Teoria da Inteligência Multifocal?
A Teoria da Inteligência Multifocal foi elaborada pelo Dr. Augusto Cury, psiquiatra, pesquisador e autor com mais de 30 milhões de livros vendidos somente no Brasil. O motivo de tamanho sucesso está nos grandes ensinamentos de seus best-sellers, que tratam sobretudo do desenvolvimento socioemocional.
Para o Dr. Cury, podemos ser protagonistas na construção e no gerenciamento de nossas habilidades intrapessoais e interpessoais, isto é, conosco mesmo e com as pessoas à nossa volta. É a partir dos estudos nessa perspectiva que ele desenvolveu a Teoria da Inteligência Multifocal.
Trata-se de uma abordagem que analisa o funcionamento da mente e os fenômenos que constroem pensamentos e emoções, com contribuições das áreas de Psicologia, Filosofia e Sociologia. Como o próprio nome da teoria indica, a ideia é que podemos desenvolver nossa inteligência de forma multifocada, incluindo as esferas emocional e social.
Algumas das bases da Teoria da Inteligência Multifocal são:
- construção de pensamentos: como percebemos o mundo exterior a partir dos nossos sentidos e conseguimos elaborar nossas próprias ideias e interpretações;
- organização de histórias: como sistematizamos nossas impressões, emoções e percepções de mundo e construímos, a partir disso, narrativas conscientes e inconscientes;
- formação de identidade: como construímos pensamentos e organizamos histórias, contribuindo com o processo de formação do “eu”, em que o indivíduo está a todo momento moldando sua identidade;
- transformação da energia psíquica: como, utilizando a consciência, o indivíduo consegue ativamente ressignificar suas percepções de mundo e sua construção de pensamentos, o que fortalece o autoconhecimento e ajuda a desenvolver importantes habilidades, como a empatia.
Essencialmente, o que a Teoria da Inteligência Multifocal defende é que, com os estímulos certos e o treinamento adequado, as pessoas podem utilizar suas referências de mundo para moldar suas competências sociais e emocionais.
A Teoria da Inteligência Multifocal no ambiente escolar
Nas escolas, trazer essa abordagem implica em ensinar os estudantes não apenas os conteúdos formais da Educação Básica, mas também a se tornarem pessoas aptas a construírem uma sociedade melhor.
Cada vez mais, essa tem sido uma preocupação no setor educacional. Não à toa, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diversas habilidades socioemocionais em suas 10 competências gerais para a Educação Básica, que são uma referência para o trabalho das escolas no Brasil.
O objetivo do documento é justamente tornar o ambiente escolar mais do que um local de aprendizado fragmentado ou estritamente teórico. Seguindo as competências da BNCC na elaboração dos programas pedagógicos, as instituições de ensino conseguem preparar os estudantes para utilizar os saberes adquiridos em favor de uma sociedade mais ética, justa e sustentável.
Em linhas gerais, a inteligência multifocada nas capacidades intelectual, social e emocional prepara os estudantes não somente para a conclusão dos estudos, mas para a vida além da escola. É exatamente isso o que uma metodologia de ensino baseada na Teoria da Inteligência Multifocal busca promover junto aos estudantes, seus familiares e a comunidade escolar.
Quais são os principais benefícios da abordagem multifocal?
O pesquisador da Universidade da Califórnia, Oliver John, apontou no Ciclo de Debates 2018, organizado pelo Instituto Ayrton Senna e pela Fundação Itaú Social, que a busca por uma formação integral dos estudantes representa uma ruptura positiva no modo de se pensar a escola.
Para ele, “esse é o início de um ‘movimento migratório’ para a escola socioemocional”. Embora sua palestra tenha como foco as competências da BNCC, a Teoria da Inteligência Multifocal e sua aplicação em sala de aula estão extremamente alinhadas a esse movimento. Alguns dos principais benefícios estão descritos abaixo.
Melhora na aprendizagem
Um estudante que desenvolve a inteligência multifocal adquire a capacidade de pensar criticamente a respeito dos conteúdos abordados em sala de aula, ter mais concentração, estabelecer e atingir objetivos e tomar decisões, entre outros efeitos.
Com esse desenvolvimento cognitivo, os estudantes tornam-se mais confiantes, centrados e organizados. O resultado é que o rendimento escolar é potencializado, já que o aprendizado se dá de forma mais fluida e eficiente.
Redução da indisciplina em sala de aula
A indisciplina escolar também reduz bastante. Afinal, os estudantes passam a aproveitar melhor o processo de aprendizagem e a perceber que a construção de saberes e a experiência em sociedade andam juntas. Assim, enxergam a vivência escolar de forma menos fragmentada.
Sem contar que o gerenciamento de pensamentos, emoções e impressões coloca os estudantes em posição de maior controle sobre sua própria postura em sala de aula. Tudo isso inserido em um ambiente escolar emocionalmente mais saudável e produtivo, o que eleva o engajamento de todos.
Preparo para as novas demandas do mercado de trabalho
Com a Teoria da Inteligência Multifocal aplicada em sala de aula, os estudantes vão desde cedo desenvolvendo habilidades muito valorizadas no mercado de trabalho atualmente. Com isso, tornam-se mais preparados para construir seu projeto de vida profissional.
Por exemplo, a capacidade de ressignificar as percepções de mundo ativamente faz com que o indivíduo desenvolva uma postura empreendedora e criativa. Além disso, a gestão socioemocional eleva o perfil de liderança.
Favorecimento das habilidades intrapessoais e interpessoais
A inteligência multifocal também possibilita um desenvolvimento maior de habilidades intrapessoais. Autoestima, autoconhecimento, gerenciamento das emoções, controle da ansiedade, foco e concentração são alguns exemplos.
Já no que se refere às relações interpessoais, o estudante aprende a lidar com conflitos e a ter mais empatia. Uma educação fundamentada nessas características pode até mesmo contribuir com o combate ao bullying escolar. Além disso, há garantia de mais qualidade de vida para os professores, os estudantes e seus familiares.
Como a Teoria da Inteligência Multifocal pode ser aplicada?
Para compreender a Teoria da Inteligência Multifocal, precisamos refletir sobre a construção de ideias e de comportamentos de um indivíduo. No entanto, não é difícil entender como isso se dá na prática. Veja algumas das possibilidades de aplicação metodológica baseada na TIM.
Exercício da curiosidade
Exercitar a criatividade dos estudantes é algo que favorece a inteligência multifocal. O contato com diferentes culturas, expressões artísticas e costumes, além do próprio exercício da investigação científica, são boas pedidas. Além disso, vale a pena estimular, por meio de atividades interativas e dinâmicas, o aprendizado protagonizado pelo alunos.
Discussões que elevem o senso crítico
Propor debates sobre temas atuais e relevantes na sociedade, criar situações-problema baseadas no cotidiano dos estudantes e estimular a turma a criar hipóteses sobre os saberes abordados em sala são algumas ideias para elevar o senso crítico.
Envolvimento em trabalho de equipe
Projetos idealizados, executados e gerenciados colaborativamente são excelentes para o desenvolvimento de habilidades interpessoais. Ainda, nessas situações, os estudantes exercitam a capacidade argumentativa e o senso de liderança, ao propor ideias, ouvir a opinião dos outros e conduzir a atividade em grupo.
Desenvolvimento de projetos sociais
Estimular projetos de iniciativa social na escola também é uma boa forma de aplicar a Teoria da Inteligência Multifocal. Um pouco descentralizados do universo escolar, os estudantes poderão associar o conhecimento aos seus impactos na sociedade, além de trabalhar habilidades como a solidariedade e a empatia.
Aprimoramento da autogestão
Aprender a lidar com a gestão de tempo em atividades guiadas, como dinâmicas, competições em grupo e apresentações orais. Ainda, os estudantes podem ser orientados a construir objetivos e traçar metas para alcançá-los, elaborar projetos de carreira e assim por diante.
Como a Escola da Inteligência trabalha a Teoria?
A Escola da Inteligência é um programa de educação socioemocional fundamentado na Teoria da Inteligência Multifocal e desenvolvido em 1 hora/aula por semana dentro da grade curricular das escolas parceiras.
Completo, o programa inclui materiais multimídia desenvolvidos exclusivamente para os nossos objetivos. Além disso, engloba serviços de assessoria para o aprimoramento pedagógico, como a capacitação continuada de professores e gestores, além de encontros com as famílias dos estudantes.
Além da teoria do Dr. Augusto Cury, todos esses produtos e serviços têm mais alguns alicerces que garantem a solidez nos resultados do programa, como o pensamento filosófico e outras teorias disruptivas em relação ao conceito tradicional de aprendizagem, incluindo:
- as Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner;
- a Psicanálise, de Sigmund Freud;
- o Cognitivismo Construtivista, de Jean Piaget;
- o Sociocognitivismo, de Vygotsky.
As atividades desenvolvidas trazem metodologias que ajudam a desenvolver aspectos intelectuais, emocionais, cognitivos e sociais. Ainda, os estudantes de parceiros da EI recebem um certificado internacional que pode ser usado para enriquecer o futuro currículo.
Por meio desta leitura, você viu que a Teoria da Inteligência Multifocal está completamente alinhada às novas demandas do setor educacional e da sociedade, de modo geral. Inclusive, o desenvolvimento de competências que abrangem a esfera emocional e social dos estudantes já foi até mesmo preconizado na BNCC, o que demonstra a relevância dessa abordagem.
Fonte: Escola da Inteligência.