A importância do repertório cultural nas escolas

O repertório cultural é uma competência que precisa ser abordada desde a infância, dando uma compreensão maior para os estudantes sobre a sociedade. 

O desenvolvimento das crianças no período escolar envolve a absorção de diversos conteúdos diferenciados, visando uma formação completa.

Em uma escola é normal encontrar estudantes de diversas etnias e experiências culturais distintas, o que muitas vezes pode trazer dificuldades de relacionamento. Sendo assim, é importante desenvolver neles a capacidade de compreender mais sobre as diferentes culturas existentes, ensinando a respeitar os outros e a valorizar as diferenças.

Neste artigo, vamos entender o que é o repertório cultural e qual é a sua importância. Além disso, veremos como ele pode ser desenvolvido nas escolas. Continue a leitura!

O que é repertório cultural?

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) coloca o repertório cultural como uma das competências que devem ser desenvolvidas em sala de aula. De acordo com ela, isso significa valorizar e participar das diversas manifestações artísticas e culturais, sejam elas do contexto local ou mundial, e também vivenciar práticas relacionadas a arte e cultura.

O objetivo principal é permitir que os estudantes aprendam, entendam e reconheçam a importância das diferentes manifestações artísticas e culturais. Além disso, eles precisam aprender a ser participativos, capazes de se expressar e atuar por meio das artes.

De modo geral, ela ajuda a promover um olhar mais crítico a respeito da cultura, o que também contribui com as interações sociais e com a formação da sociedade como um todo. Assim, os estudantes estarão mais preparados para conhecer o seu contexto social e respeitar as diferenças que nele existem.

A escola é o local recomendado para que a criança desenvolva um repertório amplo, pois, dentro de casa, os costumes tendem a se resumir na cultura em que família está inserida. Mesmo quando outras representações culturais estão presentes, é normal que as crianças não entendam as diferenças que estão expostas.

Por outro lado, no ambiente escolar há espaço para que as expressões dos costumes de diversos povos sejam explicadas, entendidas e valorizadas pelos estudantes. Dessa forma, eles adquirem uma visão de mundo mais completa, desenvolvendo a tolerância e o respeito às diferenças.

Como as escolas podem explorar o repertório cultural?

O repertório cultural pode ser explorado de diversas maneiras pelas escolas, contando sempre com a criatividade e o dinamismo nessa abordagem. Entre as atividades desenvolvidas pelas escolas que contribuem com a formação desse aspecto, podemos citar:

  • manifestações artísticas, como circo, teatro e dança;
  • visitas a museus e livrarias;
  • apresentações do folclore local e mundial;
  • brincadeiras antigas etc.

Essas atividades dão espaço para que características sejam desenvolvidas de forma a aumentar o repertório cultural de cada estudante. Confira alguns pontos que devem ser trabalhados!

Fruição

A fruição, que também pode ser entendida como a oportunidade de usufruir de algo, faz com que o estudante possa vivenciar sua identidade, comunidade e cultura. Assim, ele não passará apenas pela explicação teórica do que esses elementos representam, mas vivenciará experiências práticas sobre eles.

Essa é uma forma de demonstrar sentimento de pertencimento, ou seja, reconhecer que faz parte de algo. Isso pode ser feito por meio de experiências artísticas e ao explorar relações entre culturas, sociedades e as artes.

Expressão

Os estudantes também são estimulados a expressar todo o seu repertório cultural das mais diferentes formas. Eles devem trabalhar com a expressão de sentimentos, ideias, histórias e experiências por meio das artes. Isso abre um leque de oportunidades, pois é possível utilizar ilustrações, peças de teatro, produções audiovisuais, entre outros produtos artísticos.

Desse modo, eles têm a oportunidade de documentar as suas experiências, compartilhar os seus talentos e analisar as obras dos colegas. Esses elementos ajudam a desenvolver a criatividade e a capacidade artística de cada um, contribuindo para aumentar o repertório cultural.

Argumentação

O estudante também deve ser incentivado a argumentar e opinar sobre questões sociais, pois isso ajuda a criar um senso de coletividade maior. É importante que eles sejam estimulados a defenderem suas próprias ideias e, principalmente, compreenderem qual é a maneira correta de fazer isso, respeitando a opinião dos outros.

O objetivo é que os estudantes argumentem e defendam suas opiniões de forma saudável, desenvolvendo uma consciência ética e cultural. Isso é importante para que eles tenham sucesso no futuro profissional, sendo capazes de argumentar sem ferir os sentimentos e crenças de quem está ao seu redor.

Consciência multicultural

Dentro desse contexto é importante trabalhar o desenvolvimento da consciência multicultural dos estudantes. Isso significa que eles devem desenvolver o senso de identidade individual e cultural, estimulados a conhecer suas origens e entender os costumes da sociedade em que estão inseridos.

Além disso, também é importante incentivar a curiosidade, compreensão e o respeito com diferentes culturas e visões de mundo. Dessa maneira, os estudantes estarão preparados para os desafios do cotidiano, compreendendo mais sobre si mesmos e sobre os outros.

Respeito à diversidade cultural

Esse aspecto se refere a possibilidade de passar por vivências culturais distintas e compreender a importância da valorização das tradições, manifestações, trocas e colaborações culturais. A diversidade cultural é muito presente no Brasil, pois nossa cultura é formada por povos de diversas origens, como indígenas, portugueses, espanhóis, africanos, entre outras nacionalidades.

A escola pode abordar esse elemento de diferentes modos, como apresentações culturais que valorizam as diferenças de cada grupo social, palestras educativas e eventos que envolvam alguma cultura específica. O importante é ensinar o respeito às diferenças e evitar que elas se tornem motivo de desprezo ou exclusão no ambiente escolar e na vida futura.

Neste artigo, demonstramos a importância do repertório cultural nas escolas e como ele pode ser trabalhado no cotidiano. Uma boa forma de estimular esse desenvolvimento é investir na educação socioemocional. Ela ajuda os estudantes a entenderem mais sobre si mesmos, suas emoções, sentimentos e vivências, além de ensinar a ver o outro com mais empatia, contribuindo para uma convivência saudável.

Fonte: Escola da Inteligência.