BNCC e competências socioemocionais: educando com mais qualidade

Gostaria de entender melhor sobre a proposta da BNCC e competências socioemocionais para melhorar a educação de filhos e estudantes? Então acompanhe a leitura!

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento extremamente relevante e necessário para a qualidade da educação, uma vez que direciona os currículos escolares para garantir o direito de uma aprendizagem mínima que os estudantes devem usufruir.

A Base conta com uma diretriz de organização das metas de aprendizagem, que inclui as competências socioemocionais na educação. Todas as instituições de ensino brasileiras devem estar de acordo com elas.

Professores e gestores precisam de muita flexibilidade para desenvolver as competências, que são fundamentais para trabalhar e conviver nos dias atuais. Quer saber como a BNCC impacta a proposta pedagógica de uma escola e quais são as competências com foco em habilidades socioemocionais? Acompanhe a leitura deste post!

Por que é importante incluir competências socioemocionais na BNCC?

A atenção às competências que têm foco em habilidades não cognitivas ganhou força nos últimos anos após o reconhecimento de que características ligadas ao comportamento e à administração das próprias emoções podem impactar positivamente o aprendizado dos alunos, com uma forte influência na vida como um todo.

Tem sido muito comum ver profissionais serem contratados de acordo com suas competências cognitivas, mas demitidos por falta de competências socioemocionais.

A abordagem das habilidades focadas na educação das emoções é fundamental para promover o pensamento autônomo dos estudantes e suas potencialidades, o que, consequentemente, pode reduzir a indisciplina e melhorar os índices de aprendizagem.

Como a BNCC impacta a proposta pedagógica?

A Base é um documento oficial que orienta os currículos das escolas do Brasil, tanto da rede pública quanto da privada. Ela apresenta os conhecimentos primordiais, as competências e as habilidades almejadas para os alunos em cada etapa da educação básica.

Vale destacar que a BNCC não é um currículo, mas sim um documento que apresenta orientações para a construção de um currículo pedagógico, inclusive garantindo a abertura às particularidades sociais, regionais e metodológicas de cada instituição de ensino.

Como trabalhar as competências preconizadas pela BNCC?

Um dos pontos mais importantes que está contemplado na Base é o das “competências do século XXI”. São competências que moldam as propostas pedagógicas, e algumas delas estão intimamente relacionadas às competências socioemocionais na escola.

Antes de entender como trabalhar com as competências, vamos ver um breve resumo sobre cada uma.

  • Conhecimento: utilização e valorização dos conhecimentos construídos sobre o mundo social, físico e cultural;
  • Pensamento científico, crítico e criativo: exercício de curiosidade intelectual e uso de abordagem própria das ciências a fim de elaborar hipóteses;
  • Repertório cultural: desenvolvimento de senso estético, visando valorizar e reconhecer as várias manifestações culturais e artísticas;
  • Comunicação: utilização de conhecimento das linguagens artística, multimodal, científica, matemática, digital e tecnológica;
  • Cultura digital: utilização de tecnologias digitais de informação e de comunicação de forma significativa, crítica, reflexiva e ética;
  • Trabalho e projeto de vida: compreensão das relações do mundo do trabalho e tomadas de decisões alinhadas ao projeto de vida profissional, pessoal e social;
  • Argumentação: estímulo à argumentação com base em informações e fatos confiáveis para negociar, formular e defender pontos de vista e ideias;
  • Autocuidado e autoconhecimento: reconhecimento das próprias emoções e das emoções do outro para cuidar da saúde física e mental e manter relações saudáveis;
  • Empatia e cooperação: exercício de diálogo, empatia, cooperação e resolução de conflitos, fazendo-se respeitar e promover o respeito ao outro;
  • Responsabilidade e cidadania: estímulo à ação pessoal e coletiva com responsabilidade, autonomia, resiliência, flexibilidade e determinação.

As competências visam à formação de cidadãos com a capacidade de resolver problemas, trabalhar em equipe, argumentar, defender seu ponto de vista, respeitar o outro e ser cada vez mais críticos.

Por isso, podemos classificar as competências em Cognitivas, Emocionais, Sociais e Éticas para trabalhá-las em sala de aula e junto com a família. Entenda um pouco mais sobre cada categoria logo abaixo.

Cognitivas

As competências cognitivas referem-se às habilidades de entender ideias e aplicá-las no mundo. Envolvem tanto a capacidade motora da criança quanto a sua percepção da realidade.

O exercício da curiosidade para entender problemas e apresentar soluções, assim como a capacidade de escutar para conduzir tarefas e o planejamento em várias etapas, são competências cognitivas.

Há uma gama de atividades que podem ser usadas com as crianças para trabalhar esse tipo de competência na escola. Na Educação Infantil, jogos de quebra-cabeça e o xadrez estimulam o raciocínio lógico; brincadeiras de lego e massinha estimulam a criatividade.

Nos Ensino Fundamental e Médio, os jovens podem se interessar pelas ferramentas da ciência para elaborar hipóteses e criar soluções para problemas locais da região, usando diferentes áreas do conhecimento e contando com a orientação dos professores.

É um meio criativo de explorar as competências cognitivas para além das provas e avaliações tradicionais, uma vez que os jovens podem pensar como poderiam mudar suas realidades. As famílias também podem ser mobilizadas nesse tipo de projeto educativo.

Emocionais

As competências emocionais se referem às maneiras de lidar, reconhecer e nomear sentimentos e emoções. Cada pessoa tem uma forma diferente de entender e reagir emocionalmente; uma pode paralisar em determinadas situações de medo, por exemplo, enquanto outras conseguem enfrentar situações semelhantes.

As respostas que o corpo dá para as emoções nem sempre são previsíveis para uma pessoa. Por isso, é muito importante saber reconhecê-las e entender como elas influenciam o próprio comportamento. Esse exercício de autoconhecimento pode começar desde a infância, tanto na família quanto no ambiente escolar.

A escola pode realizar um trabalho de conscientização e educação das emoções com as famílias, por meio de palestras e de um acompanhamento mais próximo dos estudantes.

No ambiente escolar, depois de dinâmicas em grupo, os professores podem perguntar como cada um se sente para estimular os estudantes a dar nome a suas emoções, por exemplo. Outra ação é mostrar o erro como uma etapa natural para entender melhor os sentimentos.

Sociais e éticas

As competências sociais referem-se à habilidade de conhecer, compreender e manejar regras sociais, funções e rotinas, além de saber reagir ao estado emocional do outro de uma maneira emocionalmente saudável, o que pode ser chamado de empatia.

Os comportamentos mais adequados em um clube de piscina, por exemplo, são diferentes dos que são adequados em uma reunião. É importante que os jovens desde cedo entendam que o respeito às normas de determinados ambientes sempre está relacionado à boa convivência, e não somente à imposição.

A escola pode trabalhar as competências sociais de diferentes maneiras, desde com simples normas na sala de aula, como pedir para ir ao banheiro e organizar a estante de livros ao retirar um, até normas mais amplas, como ter um tempo de tolerância para voltar à sala após o intervalo e a organizar filas para pegar lanches.

As competências éticas estão estritamente relacionadas às competências sociais, pois elas convidam os estudantes a refletir sobre as variadas maneiras de respeitar os colegas e suas diferenças em várias situações da vida. A participação em sala de aula e a compreensão das normas de boa convivência são bons exemplos.

A BNCC é um passo muito importante para a qualidade da educação no Brasil. Ela estabelece um grande marco no desenvolvimento social e ainda orienta a composição das propostas pedagógicas.

O desenvolvimento das competências socioemocionais na educação faz parte da proposta da BNCC. Como vimos, os professores podem exercitá-las no ambiente escolar a partir de diferentes maneiras, com a cooperação das famílias e da coordenação.

Fonte: Escola da Inteligência.