Em relação às gerações passadas, as crianças de hoje praticam muito menos atividades ao ar livre. Essa diferença entre os tipos de interação vem preocupando especialistas em infância do mundo todo, uma vez que o contato com o ambiente natural estimula o desenvolvimento saudável dos pequenos em todas as suas dimensões: física, emocional, intelectual e social.
Com o cenário da pandemia, a situação se agravou ainda mais. Em virtude da necessidade de isolamento social e suspensão temporária das aulas presenciais, as crianças têm ficado muito mais dentro de casa, expostas a um excesso de estímulos provindos, em geral, das telas de celular, videogame, televisão etc.
A intensificação do uso da internet combinada à falta de exercícios físicos e interações com o meio ambiente tem contribuído para o aumento de casos de estresse, ansiedade e até obesidade infantil. Por outro lado, brincadeiras “do lado de fora” desencadeiam inúmeros benefícios, tais como estímulo à criatividade, autonomia e concentração, fortalecimento do sistema imunológico, melhora nas conexões sociais e outros aprendizados relevantes.
A seguir, listamos 5 dos efeitos positivos das atividades ao ar livre, bem como dicas de brincadeiras que podem ser feitas nesse momento, sem perder de vista a proteção e a segurança de toda a família. Vamos lá?
Benefícios das atividades ao ar livre
Ganhar mobilidade propicia um salto qualitativo em todas as esferas da vida da criança. O ambiente doméstico, por seu turno, oferece uma série de restrições no que tange à exploração do potencial de seu corpo e de todo o meio que a circunda, o que afeta significativamente o seu desenvolvimento.
Em suma, os pequenos necessitam das experiências ao ar livre para crescerem de modo saudável. Conheça alguns dos benefícios dessas práticas!
1. Contato com a natureza
Explorar o meio ambiente é uma forma de conhecer e entender mais sobre si mesmo e sobre o universo ao seu redor. O contato com os estímulos naturais (uma infinidade de texturas, cheiros, cores, sons e perspectivas) colabora para a apuração dos sentidos humanos, essenciais para o aprendizado e desenvolvimento de habilidades futuras.
O entendimento sobre ciclo de vida e interdependência entre os seres, na maioria das vezes, é despertado pela observação das plantas, insetos e outros elementos em interação. A natureza propicia também aquela incrível sensação de paz, equilíbrio e calmaria, atuando, assim, na prevenção de transtornos psicológicos como estresse, ansiedade, hiperatividade, déficit de atenção e até mesmo depressão infantil.
2. Saúde integral
Criança saudável é criança livre para se movimentar, se sujar, se desafiar, brincar, experimentar, investigar e conhecer tudo o que o mundo tem a oferecer! Assim, a prática de atividades fora do ambiente doméstico estimula a saúde física, mental e emocional dos pequenos.
Ao receber luz solar, o corpo humano sintetiza vitamina D, hormônio fundamental para o sistema imunológico. O contato com as bactérias do meio ambiente fortalece igualmente a imunidade da criança. Os exercícios físicos, por sua vez, ajudam a diminuir as chances de obesidade, melhoram o sono, estimulam o foco e a concentração, além de permitir que o corpo produza serotonina e melatonina (conhecidos como hormônios do bem-estar).
3. Autonomia e criatividade
Que os pequenos são naturalmente curiosos não é novidade para ninguém. Eles estão descobrindo o mundo, suas conexões e absolutamente tudo desperta seu interesse. Assim, por meio das brincadeiras em ambientes abertos, podem experimentar as diferentes possibilidades não só do local, como também do seu corpo.
Ademais, espaços não estruturados e repleto de novos estímulos despertam a imaginação das crianças, assim como as encorajam a criar seus próprios recursos para superar desafios, tornando-as mais resilientes, criativas e autônomas.
4. Coordenação e equilíbrio
Correr, saltar, sentar, inclinar, rodar, entre outros movimentos, ensinam, na prática, as noções de força, tempo e espaço e, consequentemente, despertam a consciência corporal da criança.
As atividades ao ar livre fortalecem a musculatura e também estimulam uma região do cérebro denominada cerebelo, que é a responsável pela ligação entre os neurônios (sinapses). Esse processo colabora para o desenvolvimento de habilidades espaciais, equilíbrio e coordenação motora.
5. Fortalecimento dos laços afetivos
Na medida em que as brincadeiras em espaços livres e abertos são mais criativas e interativas, favorecem as relações positivas com os adultos e entre as próprias crianças. Desse modo, colaboram para o desenvolvimento de importantes competências sociais, tais como empatia, responsabilidade, cooperação, respeito e valorização da diversidade.
Isso sem falar que são excelentes oportunidades de vivenciar momentos únicos em família. Essas experiências fortalecem os vínculos afetivos e criam memórias que prometem ficar guardadas para sempre no coração de todos!
Ideias de brincadeiras ao ar livre
Agora que já sabemos os diversos benefícios que as atividades ao ar livre proporcionam para as crianças e para toda a família, que tal sugestões de brincadeiras simples e muito divertidas para fazer no quintal de casa, na área de lazer do condomínio ou no parquinho?
Vale lembrar que, em razão da pandemia de Covid-19, é necessário estar atento e cumprir todos os protocolos de segurança (usar máscaras e álcool em gel, evitar aglomerações, manter o distanciamento social etc.).
Confira a seguir algumas ideias para brincarem juntos do “lado de fora”:
- bolhas de sabão — um clássico para todas as idades;
- pipas — a brincadeira já começa na confecção das pipas;
- caça ao tesouro — ótimo para atiçar a curiosidade e explorar cada cantinho do ambiente;
- bexigas com água — fazem muito sucesso nos dias de calor;
- pular corda — pode ser sozinho ou em grupo;
- amarelinha — basta giz de cera e pedrinhas;
- esconde-esconde — garante muitas risadas;
- pega-pega — super popular, não há criança que não goste;
- bola — muito versátil, além das tradicionais, dá para inventar várias brincadeiras.
Como vimos, além dos múltiplos efeitos positivos que as brincadeiras em espaços abertos trazem para o desenvolvimento integral das crianças, esses momentos são muito importantes para estreitar os laços de afeto entre pais e filhos.
Fonte: Escola da Inteligência.