Caprichar na organização das férias em família é essencial para que os momentos sejam agradáveis e repletos de boas memórias para todos, inclusive para crianças e adolescentes. Com as decisões certas, esse momento promete se tornar ainda mais especial.
No entanto, durante a pandemia, os cuidados extras são essenciais. Afinal, é preciso manter todos seguros e afastar o risco de contaminação. Com algumas adaptações já é possível conseguir um planejamento completo e que cumpra os seus objetivos.
Que tal descobrir o que fazer? Venha conferir 4 dicas para fazer os planos certos para as férias!
1. Promova jogos dentro de casa
Quem disse que para se divertir é preciso sair de casa? Na verdade, o lar está cheio de possibilidades para tornar as férias em família mais divertidas. Uma das formas de fazer isso é criar jogos em casa.
Vale a pena elaborar uma caça ao tesouro, por exemplo. As crianças adoram e passam horas entretidas em busca da próxima pista. Também há brincadeiras como o famoso pique-esconde e os experimentos de ciência.
Outra possibilidade é apostar em jogos de tabuleiro ou mesmo em atividades como a mímica. Se você tiver um espaço ao ar livre, como uma varanda ou quintal, vale investir em brincadeiras com água e outros elementos da natureza.
2. Faça um dia de cinema em família
Com a pandemia, muitas salas de cinemas fecharam as portas temporariamente e, embora algumas tenham reaberto, pode não ser uma atividade tão segura. Para não deixar o amor pelos filmes de lado é só fazer um cinema em família.
Basta combinar para cada um escolher um filme de que todos gostem e assisti-los em sequência ou em vários dias. Também é interessante caprichar na pipoca e nas guloseimas que são típicas do cinema de verdade.
Dependendo do filme ou animação, é possível até debater depois sobre o que cada um achou e entendeu.
3. Separe momentos para contar histórias
A contação de histórias é uma excelente maneira de estimular a criatividade infantil e a capacidade de dispor as ideias de uma forma lógica. Por isso, nas férias em família, vale a pena dedicar alguns períodos apenas para essa atividade.
Dependendo da idade das crianças, é possível fazer uma roda de leitura, em que você conta as histórias de forma diferente. Inclusive, fantoches e outros elementos visuais são bem-vindos.
Também é interessante brincar de inventar histórias com crianças e adolescentes, contando-as de uma forma divertida. No final das férias, isso poderá até mesmo incrementar a capacidade de comunicação.
4. Redobre os cuidados em viagens
Caso o seu plano seja viajar para curtir esse momento, é preciso ter atenção extra por causa da pandemia. Confira se todos os estabelecimentos — desde hotéis a atrações — estão seguindo os protocolos de segurança e higienização.
Também é necessário levar máscaras e álcool em gel e escolher um local que agrade a todos. Se a viagem for internacional, confirme se o seguro-saúde tem cobertura no local.
Além disso, pode ser melhor alugar uma casa ou apartamento com área de lazer, em vez de ficar em hotel. Desse jeito, você e sua família podem ficar isolados, sem deixar de aproveitar o período de descanso.
A pandemia trouxe muitas mudanças para nossas vidas e uma delas envolve o planejamento das férias em família. Com os cuidados certos, é possível evitar a contaminação e garantir a diversão. Além disso, lembre-se de que não é preciso sair de casa para que os filhos e o restante da família se divirtam bastante!
Fonte: Escola da Inteligência.